segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Queridas Colegas!


Não importa qual seja o obstáculo, o melhor da vida é sempre tentar... Não importa qual seja a distância, o melhor da vida é sempre caminhar... Não importa qual seja o futuro, o melhor da vida é sempre sonhar... Não importa qual seja a tristeza, o melhor da vida é sempre sorrir... Não importa qual seja o medo, o melhor da vida é sempre enfrentar... Não importa qual seja o preço, o melhor da vida é sempre pagar... Não importa qual seja o prêmio, o melhor da vida é sempre ganhar... Não importa qual e quantos sejam os problemas, o melhor da vida sempre VIVER!!!

Ingredientes que não devem faltar em um diário de ciclo

No dia 25/08/2008 tivemos uma aula muito interessante e dinâmica sobre os ingredientes que não devem faltar em um diário de ciclo. A turma foi dividida em duplas, onde cada dupla apresentavam os ingredientes que serão necessários nos nossos diários de ciclo.
A dupla Claudinéia e Eriades mostraram que as pesquisas, debates, discussões, estudo coletivo, acesso as novas tecnologias, positividade e inovação são ingredientes indispensáveis. As cursistas, Maria Delian, Simone e Edivânia apresentaram outros complementos que deixam o diário ainda mais gostoso como: a determinação, organização, teorização, emoção, angustia e satisfação.
Ainda vieram as duplas Geralda e Daniela complementando e mostrando que o humor a criatividade, as experiências vividas e a reflexão sobre a prática são complementos imprescindíveis para deixar o diário ainda mais saboroso.
As colegas Gecélia e Dulcinalva lembraram que os ingredientes do diário de ciclo devem está no nosso dia-dia, organizando assim uma rotina de trabalho refletindo sobre o que vamos digitar socializar no grupo de orientação, e reservar trinta minutos por dia para escrever. Depois destas bonitas apresentações onde cada um dos bolos dos diários ficou mais gostoso que o outro. A Orientadora Fabrízia complementou indicando como registro do diário de ciclo pode nos levar a construção de novos conhecimentos sobre a prática pedagógica e a discussão que apontam novos caminhos para a escola.



A escrita e o diário reflexivo

Segundo Mariana Fonseca de Mendonça Gomes a escrita e o diário reflexivo é um bom instrumento para investigação do cotidiano da sala de aula, o diário capta o que foi vivido e experimentado, sua leitura pode nos levar a construção de conhecimentos sobre a nossa prática pedagógica e estas discussões que apontam novos caminhos para a escola. Podemos dizer então que a escrita têm a função de organizar os pensamentos de deixar registradas as idéias os costumes, enfim toda maneira de ser e pensar de uma determinada cultura e sociedade.
Muitas vezes a escrita pode ser concebida como incompleta, parcial ou falsificável. No entanto em todos os contextos a escrita é um suporte para representação da memória de um povo, a escrita é vista como um processo que contribui para a construção da identidade de quem dela se utiliza além de ser um instrumento a serviço da memória, ele tem a finalidade de destacar o já vivido e o já experimentado.
Ainda que pouco utilizado em nossas salas de aula os diários te registros tem despertados diferentes olhares de pesquisadores sobre esse fazer. A utilização dos diários reflexivos representa a possibilidade de uma dupla análise, por um lado indica aos alunos o processo de seus desenvolvimentos nas diferentes etapas por que passam. Para nós professores os diários se revelam como instrumento de avaliação e reflexão sobre o nosso trabalho. Para as crianças os diários servem para registras suas aprendizagens adquiridas a cada aula, e assim o professor pode instigar o próprio trabalho desencadeando reflexões e mudanças em sua prática.


O registro e a prática docente é um instrumento de formação e transformação

Registrar constitui características próprias do ser humano, o ser humano registra para si e para o mundo. Nós professores necessitamos registrar para refletir e transformar a construção de novos saberes.
Para que registramos? Para lembrar, pensar, aprimorar, aprender e refletir ver com profundidade. É importante fazer registro, pois vou melhorando minha prática, refletindo, analisando e reformulando minha ação juntos aos alunos. Pois anotando a professora conversa consigo mesmo, interage, analisa, reflete, busca vencer dificuldades melhorando sua ação.
Como fazer? Muitas são as aflições de nós professores sobre a forma de registrar o que, como, para que quando. O registro do plano semanal e do plano de aula constitui um instrumento imprescindível a prática pedagógica, mostrando ao professor o caminho a seguir.