domingo, 26 de outubro de 2008

Relatório da aula do jogo TA - TE - TI

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM - 2008.2
PROFESSOR: IRÓN PEDREIRA
ATIVIDADE: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PROFESSORA CURSISTA: GERALDA FRANCISCA FERNANDES DA SILVA

Piaget destacou o papel da ação na construção de conceitos. De fato, trata-se de uma atividade própria do aluno que não é exercida obrigatoriamente pela manipulação de objetos materiais, mas de uma ação com uma finalidade, problematizada, que supõe uma dialética “pensamento-ação” muito diferente de uma simples manipulação guiada, que tende freqüentemente a uma tarefa de constatação por parte do aluno. A atividade matemática consiste com freqüência na elaboração de uma estratégia, de um procedimento que permite antecipar o resultado de uma ação ainda realizada ou não atual, a respeito da qual se dispõe de determinadas informações.
A pergunta inicial de todo professor é “como os alunos aprendem?” Nós precisamos de instrumentos cognitivos para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos, e nada melhor que dar a eles meios e estratégias para aprender através dos jogos. Olá professor Irón! Averigüei todos os jogos que você nos mostrou, e o que achei mais acessível para aplicar na minha sala foi escolhido o jogo TA - TE - TI, por serem crianças pequenas do grupo seis (alfabetização).
Primeiro apresentei o jogo para todos no quadro, explicando que cada jogador receberia três peças para ir encaixando no tabuleiro, antes de iniciar o jogo as duplas deveria tirar par ou ímpar, para saber quem iria começar o jogo, então começa a colocar as peças na posição vertical, horizontal ou diagonal. Expliquei também como eles deveriam fazer o registro de cada jogada observando o nome do jogador e a posição que ele estava colocando a peça, ex: A-1, B-3, C-1... E assim sucessivamente. Primeiro realizei algumas jogadas no quadro, para ver se eles haviam entendido a estratégia e a organização do jogo. Depois coloquei as duplas nas mesinhas e registrando como eles estavam jogando, se respeitando a vez do colega... Se fazendo o registro em cada jogada. As duplas que não conseguiram entender, expliquei novamente, agora em suas mesas, mostrando a eles da importância de estar registrando para conscientizar do resultado e como deveria ter feito diante de cada partida.
Observei algumas dificuldades para alguns, na posição onde deveria colocar a peça e no registro da posição dos jogadores, algumas duplas desempenhavam muito bem o jogo e ganhava em quase todas as jogadas e o outro começava a desanimar, fiz algumas intervenções e procurei incentivar o que estava perdendo para que ele criasse algumas estratégias para impedir o colega de alinhar suas peças durante suas jogadas. Houve momento que precisei trocar algumas duplas que já estavam craques no jogo, e juntar aqueles que ainda não estava dominando o jogo, para eu intervir com eles provocando-os a prestar mais atenção para não deixar o colega ganhar dele, observando a posição das peças e impedindo o colega de alinhar as peças durante suas jogadas, não esquecendo também de fazer o registro a cada jogada.
Foi muito bom, pois a maioria conseguiu envolver-se bastante com o jogo tanto que eu tinha planejado a aula para dar em quarenta minutos e passamos mais de uma hora e meia jogando.
É como você mesmo disse, que primeiro precisamos conhecer o jogo saber as regras, para poder ensinar aos nossos alunos. Pois o jogo permite oportunidade significativa de aprendizagem.