terça-feira, 23 de junho de 2009

Reflexão sobre oficina de imagem

Participar desta oficina foi muito interessante e produtiva. Apesar de não sair dominando tudo que nos foi proposto e ensinado, mas o pouco que aprendi sei que será muito proveitoso e útil na minha carreira pessoal e profissional. Desde o nosso primeiro encontro tivemos a participação de Rita e Ariston Eduão que foi fundamental para nós. A pró Bonilla no primeiro encontro conversou conosco, via SKYPE orientando-nos sobre a realização das atividades que seria ralizadas nos três ambientes: moodle, lista de discurssão e blog. Ao ouvi-la participar da aula sem estar presente fisicamente me encantou, e me incentivou a estar inserida cada vez mais neste mundo digital que não tem limites.
Durante esta oficina obtivemos diversas aprendizagens, desde manusear a máquina fotográfica de maneira correta, para termos uma boa imagem até editar video através do programa CINELERRA. Além deste conhecemos também diersos programas muito interesante e útil para nós professores, e que podemos estar utilizando com os nossos alunos como o GIMP, podemos através deste programa selecionar algumas fotos e redimensionarmos para qualquer lugar que quisermos fazendo assim montagens e postagens maravilhosas.
Temos utilizado muitas formas e novas metodologias na escola e uma delas muito importante ao meu ver é o uso das novas tecnologias, pois esta pode ser muito útil no processo de ensino e aprendizagem, tendo como facilitador o manuseio, prática e proximidade dos alunos com o mesmo.
Vivemos em uma época em que o consumo tecnológico é irreversível, esa é a era da imagem. Como diz Felippe Serpa:"Hoje devemos ver a imagem não como a representação da realidade mas como a própia realidade." Para Serpa a fotografia é a própia realidade que compõe a nossa vida e o universo da realidade.


SERPA, Felippe. A imagem como paradigma. in SERPA Felippe. Rascunho digital: Diálogos com Felippe Serpa: Edufba, 2004, p. 129.