sexta-feira, 4 de junho de 2010

GEAC PRODUÇÃO DE TEXTO

O QUE É LER? E PARA QUE LER?

Nós educadores devemos mostrar aos nossos alunos que a leitura é algo desafiador, necessário, dinâmico, prazeroso e muito interessante, que se conquistado plenamente dará autonomia e independência. Como docentes, devemos indicar uma grande variedade de escritos ou leituras como livros, textos, artigos, revistas e outros tipos de leituras, sempre se preocupando com a qualidade e complexidade do contexto. Só assim podemos restituir na escola um espaço onde os alunos lêem por prazer.
Sei que expondo para meus alunos diferentes gêneros textuais e variadas leituras estarei desenvolvendo neles muito mais que a capacidade de ler, mas o gosto e o compromisso com a leitura, pois aprender a ler requer bastante esforço. Portanto a leitura estimula a imaginação, os sonhos e a fantasia é um hábito que devemos adquirir desde cedo, pois é necessária em nossas vidas como docente e como pessoa, pois como posso tornar meus alunos leitores e escritores se eu não o faço.
Deste modo, para aprender a ler, ou seja, formar leitores competentes precisamos descobrir diferentes formas de ler como dramatizando, cantando brincando, e contando histórias é preciso interagir com a diversidade de textos escritos, observando o uso que os leitores fazem deles e participam de atos de leitura. Assim a leitura deixa de ser um conjunto de regras a serem aprendidas para se tornar algo que se usa socialmente em reais situações e ações de nosso dia-a-dia. A prática da leitura deve ser diária e também em condições favoráveis, não se restringindo apenas aos recursos e materiais disponíveis.
Segundo pesquisa realizada por Emilia Ferreiro A criança aprende a ler e escrever porque é desafiada a confrontar suas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que serão oferecidas pelo professor (FERREIRO,1999 p.22).
Ler para quê? Para sentir a extensão do prazer, e formar cidadãos consciente dos seus direitos e deveres. Sempre lemos para alguém porque temos uma finalidade ou algo, para alcançar. São inúmeros os objetivos e intenções que faz com que o leitor se ponha diante de um texto é amplo e variado, como preencher um momento de lazer desfrutar; procurar uma informação concreta seguir uma pauta de instruções para realizar uma determinada atividade como cozinhar, conhecer as regras de um jogo, informar-se sobre determinado fato, ler o jornal, ler um livro de consulta sobre alguma coisa ou buscar um conhecimento prévio para aplicar a informação obtida.
Quanto mais leio mais eu falo melhor, interpreto com mais perfeição, e escrevo melhor. Um fator que, sem dúvida, contribui para o interesse da leitura de determinado material consiste em que este possa oferecer ao aluno ou ao leitor certos desafios despertando-o assim para a leitura do mesmo.

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