quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Relatório do projeto em pé de igualdade

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO CINCO-2010.2PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
ATIVIDADE: GEAC PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TIC
PROFESSORA CURSISTA: GERALDA FRANCISCA FERNANDES DA SILVA

Relatório do Projeto


Vivemos em uma sociedade onde deparamos com muitos preconceitos e um destes problemas sociais é o racismo. O racismo é um pensamento, onde se dá grande importância, á cor ou raça... E onde algumas pessoas se sentem superiores a outras.
Um dos grandes desafios da escola é investir na superação da discriminação, e mostrar a importância representada pela diversidade etnocultural. Portanto a escola deve ser local de diálogo e que ensine seus alunos a conviver com as diferenças
Realizei este projeto na Escola Luiz Mário Dourado, na qual eu leciono com alunos do segundo ano do ensino fundamental.
Foi muito importante trabalhar com este projeto visando combater o racismo e a discriminação existente em minha sala de aula e na vida dos alunos. Visto que muitos demonstram ser preconceituosos e gostam de discriminar o coleguinha por causa de sua cor, seu cabelo seu vestuário, e até a maneira de falar. Portanto foi muito bom ensinar aos alunos a importância de respeitar as diferenças.
Iniciei o projeto fazendo o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos abordados, e os vários tipos de preconceitos existentes em nossa sociedade. Na rodinha de conversa falei sobre o projeto e as várias etapas e atividades que iríamos realizar. Perguntei para os mesmos se eles estavam dispostos a colaborar realizando as atividades propostas, e procurando mudar o comportamento a partir dos assuntos trabalhados, e todos se comprometeram, a participar e gostaram muito do projeto.
Foi muito interessante trabalhar com esse projeto levando as crianças a conhecer e refletir sobre sua cultura, identidade, a cultura afro-descendente e a pluralidade étnica, que compõe a historia do Brasil, e consequentemente a sua própria história. Valorizamos a cultura negra como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso buscamos o resgate da auto-estima das crianças envolvidas no projeto de maneira prática.
No decorrer do projeto discutimos e aprendemos muito mais sobre a cultura afro-descendente, através das leituras de textos que incentivavam o respeito as diferenças. Imagens de pessoas famosas, como atores, jogador de futebol, técnicos, e artistas em geral, pesquisas, palestras musicam, exposições de assuntos da cultura negra e africana, além de apresentações culturais, encenações, e apresentação de fotos, e vídeos.
Infelizmente até agora, não foi possível realizar as atividades que estavam previstas ser executadas com o uso do computador, pois os mesmos ainda não foram instalados na escola que ensino. Mas já temos uma sala com os computadores disponível. Falta só o MEC mandar o responsável para instalá-las. Assim tenho certeza que não vai faltar oportunidade para continuar trabalhando não só esse projeto, mas muitos outros em que poderei estar incluindo meus alunos neste mundo digital.






.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Oi Geralda,

Espero que os computadores sejam logo instalados em sua escola. Faça uma pressão para que isso acontença o mais rápido possivel.

Mas, por outro lado, há outras teconologias na eescola que pdoem ser aproveitados em projetos, como você o fez.Vamos aproveitando as possiblidades que a nossa escola oferece.

abs,
Maristela