terça-feira, 21 de abril de 2009

Reflexão sobre ética

Quarta feira 01 de julho de 2009



A ética está inserida em um contexto bem amplo. Entre muitas definições aprendemos que é um dos princípios que orienta os comportamentos dos homens em uma sociedade pautada em relações como respeito, verdade, justiça, e amor. Esses são princípios gerais da ética que orientam a vida, e deve ser praticada de forma grupal. Portanto falar de ética não é tão simples como pensamos, pois o que é ético para mim, pode não ser ético para outra pessoa.
Ser ético é entre outras coisas, aprender e agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência, agir com honestidade, respeitar o direito dos outros, convivendo com as diferenças, procurar usar o diálogo em todas as situações e preocupar com o bem estar das pessoas na vida coletiva da comunidade, da sociedade e do país sempre se colocando no lugar do outro, para melhor compreender seus atos e ações. Os valores éticos bem como as atitudes precisam ser aprendidos e praticados por todos, por isso deve ser ensinados nas comunidades, seja escolar, religiosa, ou familiar. Pois são esses princípios morais e valores que norteiam os seres humanos.
Essa atividade nós levou a pensar no que é realmente ético, e como a ética está presente em diversos âmbitos da sociedade: Na política, educação na religião, tecnologia, internet, na mídia e em toda comunidade. E como nós professores estamos praticando essa ética em nossa vida diária e na comunidade escolar.