segunda-feira, 7 de junho de 2010

Curso Educação e Cibercultura



Educação e Cibercultura







Na educação, a Cibercultura estabelece relação entre os conceitos e os processos de aprendizagens, tanto para alunos quanto para professores através da prática de navegação e comunicação. A professora Maristela Midley nos proporcionou viajar por diversas redes de aprendizagens levando-nos a vários links que nos permitiu uma aprendizagem colaborativa e coletiva, ela nos estimulou mostrando a importância de estamos conectados através das redes colaborativas produzindo interação, comunicação e conhecimento. Além de nos permitir compreender os conceitos de interatividade e hipertextos que é uma nova forma de lidar com a leitura e a escrita, de forma mais dinâmica e prazerosa, diferente da leitura linear que temos em outros meios, como os livros e as revistas e isso é mais atrativo, pois nos motiva a navegar por vários links, o que não acontece na leitura tradicional com as mídias impressas.
A interatividade é entendida como a lógica da cibercultura e abre diversas possibilidades ao receptor através da comunicação síncrona que se dá em tempo real através de chat, blog, gmail, wilk, Orkut, MSN. E assíncrona que não se dá em tempo real, como: blogs, lista de discussão, fóruns, essas são ferramentas ou interfaces que compõem o ambiente virtual de aprendizagem, de interação e comunicação.
Com essas novas ferramentas contemporânea, digital o professor precisa preparar-se para ensinar online. Por isso a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Visto que a educação aliada à tecnologia pode mudar e ajudar a refletir melhor sobre o papel do professor dentro desse novo contexto educacional. Com o uso do computador e da internet, o aluno está inserido num mundo quase que totalmente digital e a escola não pode ficar de fora desse mundo. No caso da internet, se os alunos forem bem orientados para utilizá-la de maneira segura e responsável pode ser uma grande aliada do professor, pois será uma fonte de motivação para o aluno, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa e interação que oferece.
Não basta a tecnologia na escola, o professor, o aluno e todo corpo docente precisa saber utilizá-la de forma criativa. Em lugar de simplesmente ensinar o professor, precisa aprender a disponibilizar várias experimentações, procedimentos e uma instalação de conexões em rede que permita múltiplos acontecimentos. Assim o educador será um formulador de problemas, provocador de situações, O papel do professor é questionar, desafiar, é gerar motivação, conhecimento, dúvidas, criar necessidades, curiosidades e não apresentar respostas prontas. Esse é o papel do professor na promoção de uma aprendizagem significativa.