terça-feira, 16 de setembro de 2008

Lei de Diretrizes e bases com Paulinha e Roseli

Em 1985 termina o governo militar e começa a Nova República, ainda que por eleição indireta. Em 1988 é promulgada a Nova constituição que defende a educação como direito de todos e dever do estado e da família, a partir da nova constituição os educadores representativos mobilizam-se para oferecer propostas a nova lei de diretrizes e bases da EDUCAÇÂO, que seria promulgada em 20/12/1996 (Lei nº 9394/96), após oito anos de tramitação no congresso nacional.
Ressalta-se que a década de 80 foi considerada perdida em termos econômicos, mas altamente possitiva na esfera política e cultural. O período foi extremamente rico do ponto de vista politico-sociais.
Na década de 80, um grupo de filosófos e pedagogos Dermeval Saviane, José Carlos Libáneo, Guiomar Mano de Melo, Jamil Cury, e outros questionam o quadro de desorganização da escola com alto indice de anafalbetismo, evassão e repetência.

Comunidades Virtuais

Diante das leituras feitas concluir que Comunidades Virtuais são agregações sociais que emergem da rede quando existe um número suficiente de pessoas, em discussões suficientemente longas com grandes emoções humanas para formar teias de relações pessoais em ambientes virtuais, alterando de algum modo o eu dos que nelem participam.
O termo Comunidade Virtual sugere aparentemente comunidades que só existem no cyberespaço. Mas implica, exatamente em uma forma de ligação entre comunidades no espaço real e biológico ligando-as e estendendo-as trazendo novas comunidades reais para o seu contato.
Porém não podemos deixar de analizar um aspecto negativo de algumas comunidades virtuais onde as crianças e adolescentes tem fácil aceso e se torna presa fácil de pedofilos e prostituições.