terça-feira, 16 de setembro de 2008

Lei de Diretrizes e bases com Paulinha e Roseli

Em 1985 termina o governo militar e começa a Nova República, ainda que por eleição indireta. Em 1988 é promulgada a Nova constituição que defende a educação como direito de todos e dever do estado e da família, a partir da nova constituição os educadores representativos mobilizam-se para oferecer propostas a nova lei de diretrizes e bases da EDUCAÇÂO, que seria promulgada em 20/12/1996 (Lei nº 9394/96), após oito anos de tramitação no congresso nacional.
Ressalta-se que a década de 80 foi considerada perdida em termos econômicos, mas altamente possitiva na esfera política e cultural. O período foi extremamente rico do ponto de vista politico-sociais.
Na década de 80, um grupo de filosófos e pedagogos Dermeval Saviane, José Carlos Libáneo, Guiomar Mano de Melo, Jamil Cury, e outros questionam o quadro de desorganização da escola com alto indice de anafalbetismo, evassão e repetência.

Um comentário:

Rita Rezende disse...

Berger e Luckmann (1983, p.104) dizem que toda a conduta institucionalizada envolve certo número de papéis. Assim eles participam do caráter controlador da instituição.
Será que não foi esse um dos fatores que fizeram com que essa lei de diretrizes demorasse tento em ser aprovada?