terça-feira, 16 de setembro de 2008

Comunidades Virtuais

Diante das leituras feitas concluir que Comunidades Virtuais são agregações sociais que emergem da rede quando existe um número suficiente de pessoas, em discussões suficientemente longas com grandes emoções humanas para formar teias de relações pessoais em ambientes virtuais, alterando de algum modo o eu dos que nelem participam.
O termo Comunidade Virtual sugere aparentemente comunidades que só existem no cyberespaço. Mas implica, exatamente em uma forma de ligação entre comunidades no espaço real e biológico ligando-as e estendendo-as trazendo novas comunidades reais para o seu contato.
Porém não podemos deixar de analizar um aspecto negativo de algumas comunidades virtuais onde as crianças e adolescentes tem fácil aceso e se torna presa fácil de pedofilos e prostituições.

4 comentários:

Sule disse...

Oi Geralda!
Começa tua reflexõa seguindo um bom caminho!Mas senti falta de trazer uma reflexão articulando os quatro texto s sugeridos para leitura: articular a discussaõ de comunidade que perpassa com o texto de levy, de edvaldo couto e dayse fonseca, com a questão da colaboração trazida na dissertação de Adriane Halmann, enfim, trazer os pontos comuns nos quatro textos.
Procure escrever mais... ouse mais... escreva mais... deixe as idéias fluirem...
bjinhos
Sule

Clébia Figueiredo disse...

Geralda
Assim como tem suas vantagens as comunidades virtuais podem facilitar outras coisas como você mesma cita - pedofilia,no entanto não deveríamos nós educadores e pais trabalhar mais com essas questões para que os nossos jovens alunos e filhos venham a utilizar esses espaços com mais cuidado e responsabilidade???

Géu disse...

Sem dúvida Clébia, nós como pais e professores devemos sempre alertar nossos jovens e cianças para esse problema, que cada dia cresce mais mostrando á eles as possíveis armadilhas que eles podem cair.E também está de olhos bem abertos nos seus: msn, e-mail, orkut...Sem falar que um dos cuidados que devemos ter é dixar o pc em um lugar bem visível, onde todos da família possa estar de olho.

Um abraço...

Geralda.

eriande disse...

Oi Geralda!

Como em tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, nas comunidades virtuais não poderia ser diferente.
Nas comunidades virtuais a varias informações, porem nem todas as informações são confiáveis. Em meio a isso cabe aos pais ou responsáveis estar verificando o que as crianças e adolescente estão acessando, tanto nas comunidade como nos MSN, ORKUT e assim podem está evitando que as mesmas se envolva com situações perigosas.